segunda-feira, 30 de junho de 2008

Uefa Euro 2008


A Espanha venceu neste domingo (29) a Uefa Euro 2008 ou Eurocopa, como preferirem. Ganhou de 1x0 da Alemanha e tornou-se bicampeã do torneio, o primeiro título foi em 1966.

Venceu realmente o time que mais se destacou na competição, teve 100% de aproveitamento na primeira fase e triturou adversários como Itália, atual campeão mundial, e a Rússia, que era a sensação do torneio.

Mais uma vez Portugal e Holanda ficaram pelo caminho. Em cinco anos a frente da seleção portuguesa, Luis Felipe Scolari, não ganhou absolutamente nada, mas saiu com alta credibilidade. Também não é por menos pegou um bando de jogadores sofríveis e conseguiu boas campanhas, como o vice da Euro em 2004 e o 4º lugar na Copa do Mundo em 2006. Já a Holanda novamente encantou a todos com um futebol objetivo, mas como sempre ficou na fase eliminatória. Parece que desta vez foi superado o problema que afligiu o time na Copa de 2006, a briga entre jogadores brancos e negros. Um jogador que eu gostei de ver jogar no time holandês foi Orlando Engelaar. Um jogador alto, com uma boa perna esquerda, bom marcador e sabe distribuir o jogo.
O ponto negativo, pelo menos aqui para o Brasil, foram as transmissões da Record. As narrações de Éder Luís pecavam pelo excesso de gritos na tentativa de passar emoção, pelo endeusamento demasiado dos jogadores chaves das equipes, O Cristiano Ronaldo, segundo E. Luís, fazia de tudo no time de Portugal. Jogava no gol, levantava na área e subia para cabecear. Isso era tão explícito que no segundo gol de Portugal Nani levantou e Postiga cabeceou pro gol, mas para E.Luís C.Ronaldo fez gol e demorou para consertar. A sua companheira de narrações era Milly Lacombe, "a amiga de Rogério Ceni". Com comentários totalmente previsíveis ela foi sofrível. Mas a pérola das pérolas foi dita pelo ator Nicola Siri, que era convidado no jogo Itália e Espanha. Na escolha de lado antes da prorrogação os dois capitães, Buffon, pela Itália, e Casillas, pela Espanha, fizeram algumas brincadeiras. Foi o que bastou para E. Luís perguntar para o ator se os dois eram amigos. E Nicola confirmou e ainda contou uma história. Realmente um show de bobagens.

Nenhum comentário: